sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Por que usar ou não o Filtro UV

Primeiramente precisamos entender o que é o filtro UV.
O que é o filtro UV?
O filtro UV é literalmente um filtro (normalmente uma lâmina de plástico) para filtrar a porção de ultra violeta da luz. Os espectrofotômetros possuem este filtro para evitar que a luz ultra violeta que a sua própria lâmpada emite, atinga a superfície que está sendo medida.

O que é o branqueador ótico?
O branqueador ótico, ou alvejante ótico tem o objetivo de deixar o papel mais branco.
Então os fabricantes de papel, usam este composto químico na composição da cobertura do papel (caso dos papéis revestidos), ou diretamente na pasta (para o caso dos papéis não revestidos).
Então o branqueador absorve a luz ultra violeta e a transforma em luz azul, ou seja, na porção azul do espectro.

Veja abaixo a imagem com a comparação de duas leituras do mesmo papel.
Observe que a leitura da esquerda (com filtro UV) tem uma curva normal na região do azul.
A leitura da esquerda mostra a leitura do branco SEM o filtro UV. Observe que a curva na região do azul é muito mais acentuada e com um pico acima de 100%. Isso significa que a leitura recebeu mais luz na região do azul do que a lâmpada emitiu. Mostrando assim que o papel tem o branquador ótico em sua composição.
Comparação de duas leituras do mesmo papel com e sem filtro UV.

Como corrigir o efeito do branqueador ótico?
São duas maneiras possíveis.
O uso do filtro UV nos espectrofotômetros, assim as leituras estarão livres de parte da sua influência apenas. Mas como esta opção é obsoleta, ela é usada apenas para softwares mais antigos, que não sabem como tratar a influência do branqueador ótico.
Isto é muito comum na área de sinalização, onde alguns RIP´s não conseguem interpretar o ganho na área do azul e tratá-lo corretamente.
Compensação através de software. Alguns softwares no mercado permitem detectar o efeito do branqueador ótico e usam técnicas para corrigir o seu efeito. Esta forma é mais precisa e mais completa do que o filtro UV.
Esta opção normalmente é conhecida como "Correct for Optical Brightner". Ela está disponível no Profile Maker e no i1iSis com Compensação do Branqueamento Óptico (CBO) ou em inglês: i1iSis with Optical Brightening Compensation (OBC) .

O filtro UV e a Norma ISO 12.647
O uso do filtro UV não é permitido pela norma ISO 12.647.
Esta norma, é a mais recente guia para o Gerenciamento de Cores para a área gráfica.
A principal idéia de não usar o filtro UV é de que muitos dos equipamentos utilizados no controle de processo da indústria gráfica não os utiliza, assim teremos um padrão para todos eles. Nenhum equipamento deve usar este filtro.
Esta definição da norma criou um movimento grande nos desenvolvedores de software do mercado gráfica para atualizarem seus aplicativos para a correção do branqueador ótico.
Ela regula as práticas, métodos de medição, insumos, parâmetros a serem atingidos, etc.
Abaixo uma lista das sub-divisões na norma:
12.647-1 - parâmetros e métodos de medição
12.647-2 - processo de impressão offset
12.647-3 - Jornal, letterpress e Coldset offset
12.647-4 - Rotogravura
12.647-5 - Serigrafia
12.647-6 - Flexografia
12.647-7 - Produção de provas diretamente de arquivos digitais.

Quando devo pedir pelo filtro UV?
Quando você não precisar usar a norma ISO 12.647. Mas cuidado. o Mercado mundial e o Brasil também está se movendo muito rápido para adoção da norma. Cada vez mais e mais empresas estão aderindo a norma pelos mais diversos motivos.
Impressão em grandes formatos
Eu tenho sugerido ainda na área de grandes formatos o uso de filtro UV, pois alguns softwares ainda não corrigem o efeito do branqueador ótico usado em suas mídias.
É comum nesta área termos o uso de vários software RIP´s dentro da mesma empresa. Pois a compra ainda é direcinada a impressora e o software RIP fica em segundo plano, sem ser questionado ou até mesmo pesquisado. Dedique um pouco mais de tempo a escolha so software correto, assim você garantirá maior qualidade na reprodução de cores e homogeinidade na impressão na sua empresa.

Neste caso, questione o fabricante do software que irá comprar.

Filtro UV para calibração de monitores
No blog do Pedro Gargalaca tem uma explicação excelente. Clique aqui


Certificação com Filtro UV
A certificação de provas contratuais e de impressos com o uso do filtro UV pode levar a leituras diferentes das especificações contidas na ISO. Então é normal um espectrofotômetro com filtro UV não certificar a prova, ou ainda evitar a certificação completa. Por isso, se vai certificar uma prova contratual ou a impressão diretamente, escolha um equipamento sem o filtro UV.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Prova virtual no monitor

Em tempos de ecologia, soluções ecológicas estão ganhando corpo dentro das empresas.
É uma exigência do mercado, do consumidor, de nossos filhos.
A prova virtual no monitor é o próximo passo no Gerenciamento de Cores. Isto já sabemos a algum tempo. Mas o mercado parece não estar maduro para esta nova tecnologia.
As tecnologias estão sempre sofrendo deste tipo de problema. A mudança para o ser humano é complicada, sempre.
Quem não lembra dasprovas analógicas (Cromalin, PressMatch, etc)? Eram as preferidas, pois tinham os pontos e não se acreditava nas provas de cor contratuais com impressoras jato de tinta e RIP.
Teremos o mesmo caminho com a prova virtual. Ela economizará muito dinheiro no processo, e trará maior agilidade. Atender aos prazos cada vez mais curtos passará definitivamente por esta tecnologia.
E novamente, os pioneiros irão tirar proveito desta tecnologia e ganharão dinheiro, enquanto os que demorarem a aderir terão apenas os custos de implantação. Sempre, as empresas que deixaram os investimentos para depois o fizeram mais barato. Em contra partida as pioneiras pagaram caro, certo?
Mas quem realmente ganhou dinheiro, mercado, conceito perante o cliente?
Quem inovou ou quem simplesmente atendeu a uma exigência para não perder mais trabalhos?
Entende como funciona a prova virtual, e considere a sua utilização e facilite a sua vida.

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...