quinta-feira, 10 de junho de 2010

Adobe Gamma

O Adobe Gamma é um software que o Photoshop instala no Windows.
Não há versão para Mac OSX.

O intuito do Adobe Gamma era permitir uma calibração do monitor através da alteração de curvas da sua placa gráfica, responsável pela construção das imagens na tela.
A sua sistemática era de alterar curvas, brilho, etc.
Um método completamente visual, sem muito critério, acertando umas cores e causando erros em outras. Como sempre acontece quando usamos curvas para acertar cores.

Nas últimas versões do Photoshop e da suite de aplicativos da Adobe, ele não aparece mais, portanto uma amostra de que ele é realmente obsoleto.

Uma calibração de monitor com um colorímetro (calibrador de monitor) com boa precisão é muito mais eficiente do que o Adobe Gamma. Mas, quando fazemos a calibração com o colorímetro e o software que o acompanha, é necessário retirar o Adobe Gamma.

Como retirar o Adobe Gamma do seu computador
1 - Retire da pasta Inicializar (Startup quando o Windows está em Inglês) e reinicie o seu computador. Isto não irá retirá-lo mas evitará que seja carregado em todo reinício do Windows.
2 - Verifique se é possível desinstalar no painel de controle.
3 - Reinicie o seu computador.

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...