segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Usar Colorímetro ou Espectrofotômetro para calibrar monitores?

As dúvidas são muitas na hora de escolher um modelo correto para calibrar o monitor e/ou a impressora.
No mercado temos algumas opções.
A X-Rite, por exemplo acabou criando 3 soluções que podem atender diferentes segmentos de mercado.

Calibração de monitor - Solução mais barata
    Para aqueles que precisam apenas calibrar os monitores, temos duas opções disponíveis.
    O Eye-One Display 2, que é um colorímetro recomendado inclusive pelos fabricantes de monitores profissionais e que foi descontinuado neste ano pela X-Rite para lançamento de um modelo mais novo e com mais recursos. Este equipamento é hoje a melhor relação custo-benefício do mercado. Custa R$ 399,00 em 3x no cartão de crédito e o frete é grátis. Com ele não existem mais motivos para não ter um monitor descalibrado na empresa. Este colorímetro faz a calibração de monitores em Windows e Mac (a versão do software para Lion está prometida para sair e está em versão beta, ou seja, a qualquer momento deve ser lançada).

    O Eye-One Display Pro, é a nova geração do colorímetro da X-Rite.
    Ele possui algumas características que já mencionei no Twitter. Como abertura maior para leitura, filtros mais precisos e mais próximos ao resultado da visão humana, etc. Ele é excelente e será o equipamento que ficará em linha por muito tempo.


Calibração de monitor, impressoras e projetor - Solução intermediária
Para calibração de impressoras é necessário um espectrofotômetro para a leitura dos impressos que criarão os ICCs.
Neste caso temos duas soluções.
    ColorMunki Photo
    Esta é uma solução criada para fotógrafos. Talhada para suas necessidades. Calibra monitores, sua impressora para ter uma prova do trabalho realizado e a calibração do projetor multimídia para poder fazer uma apresentação sem ter que explicar que aquela cor é um vermelho ou que o cinza não está esverdeado. Outras grandes vantagens do ColorMunki é a possibilidade de realizar leituras de amostras de cores de papéis, tecidos, objetos, etc e transformá-las em RGB ou CMYK de acordo com o ICC escolhido, permitindo ganhar precisão na captura de cores. Esta é uma ferramenta muito utilizada na área fotográfica/têxtil para reprodução das cores das roupas de uma coleção em uma impressão de catálogos. Assim o fotógrafo pode medir o tecido e aplicar a cor diretamente no Photoshop, fazendo com que o trabalho de manipulação de cores para esta cor crítica seja o mais preciso possível. Mas para que isto funcione bem , use o perfil ICC da gráfica que fará a impressão.

Calibração de monitor, impressoras e projetor - Solução profissional

    A linha de espectrofotômetros Eye-One permite a escolha entre os mais diversos mercados.
    São 3 opções com o Eye-One Pro. Ele é o espectrofotômetro mais vendido no mundo para uso em fotografia, impressão (impressão em grandes formatos, gráficas rápidas, graficas convencionais, etc), impressão fine-art. Ele é mais flexível do qiue o ColorMunki e também pode fazer a leitura de até 6.000 cores com o software i1Publish. Ele permite uma interface com RIP's de todos os tipos (impressão de grandes formatos, prova contratual, etc). Pode utilizar filtro UV ou não de acordo com a necessidade do cliente.
    São 3 pacotes diferentes.
    i1 Basic
    Permite a calibração do monitor, com módulos básico e avançado, além de recursos avançados como Controle de Qualidade e uniformidade do monitor.
    i1 Photo
    Permite o mesmo que o Basic, mas com a possibilidade de criar ICCs para impressoras RGB.
    i1 Puplish Pro
    Permite o mesmo que o Photo, mas com a possibilidade de criar ICCs para impressoras CMYK, linearização, controle de qualidade de impressoras, certificação de impressões usando tarjas FOGRA e IDEAlliance).
    i1Publish - somente o software
    É a opção certa para quem já possui um espectrofotômetro Eye-One e deseja atualizar o software i1Match para a nova versão, com diferentes funções e mais precisa.


Leia mais no tópico: Colorímetros x Espectrofotômetros

2 comentários:

  1. Marcelo
    Bom dia!

    Insntalei meu !1 photo pro, aconteceu oerro no final do processo de calibração
    de monitor com meu !1 Photo Pro:

    Falha ao configurar tabelas de pesquisa(LUT) a partir do perfil: C:\Windows\system21\spool\drivers\color\CG19.1cm

    , no Mac funcionou perfeitamente, mas no windows...
    Será que algum de vcs pode me ajudar? Preciso muuito de ajuda.
    Obrigado

    atenciosamente

    Marien
    contato@marien.com.br
    11 46022877
    Marien Design

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Qual a faixa de preços do !1 Photo Pro?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...