segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cursos Coralis em Porto Alegre

Os cursos de Colorimetria, Gerenciamento de Cores e Calibração Fotográfica estarão em Porto Alegre na semana que vem, no Senai. Não perca a oportunidade de aprender sobre estes temas sem sair da sua cidade. Envie um e-mail para os seus amigos e faça a inscrição ainda hoje. O quanto mais cedo fizer a sua inscrição mais barato sairá. Fale com a Sheila através do telefone 11 2915-0544 ou pelo e-mail sheila@coralis.com.br No meu facebook estão as descrições de cada um dos cursos e suas datas. Faça um pedido de amizade e se mantenha informado. Os cursos para Curitiba já foram definidos e serão em dezembro. Fique atento.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Neutralidade no Balanço de Cores de Câmeras Digitais

O re-lançamento do ColorChecker White Balance pela X-Rite me motivou a falar sobre a importância da neutralidade no balanço de brancos nas câmeras digitais. Toda câmera digital semi-profissional ou profissional permite realizar o balanço de branco.
Este balanço serve justamente para balancear as cores no momento do click.
Mas o que significa balancear as cores?
Não deixá-las com uma tendência para qualquer lado, o que chamamos de invasão de cor.
Assim, uma foto com invasão de cor poderá ficar mais amarelada, mais amagentada ou ainda mais azulada, podendo ainda ter outras variações.

O que é um branco neutro?
O branco é a soma de todas as cores, certo?
Ou seja, o branco é a reflexão de todos os comprimentos de onda. Na figura abaixo podemos ver uma amostra da curva de um branco neutro, sem invasões, sem cores sem mais refletidas do que outras.
Isto é um branco neutro.
Usando Papel Branco para fazer o balanço de cores
Imagine o seguinte. Se o meu padrão para balancear as cores for azulado, a câmera interpretará que há mais azul do que o normal e então amarelará suas fotos. Pois o amarelo e o azul são cores opostas e portanto utilizadas para realçar ou reduzir o efeito da outra. Isso acontece justamente quando se usa uma folha de papel em branco para fazer o balanço de cores. Normalmente o papel "branco" é azulado. Quando ele não é azulada ele é visivelmente amarelado, e neste caso azularia suas fotos.

Na imagem acima comparo o cinza claro do ColorChecker Passport com um branco azulado. Observe que na imagem da direita a luz tem uma energia maior na área do azul, ou seja, reflete mais azul do que as outras cores, tornando-a uma cor desbalanceada. Veja que a imagem mostra a medição em 450 nanômetros e que o papel branco reflete mais azul do que uma cor neutra.

Comparando o balanço de cores em diferentes situações
Abaixo você poderá ver que o resultado das fotos com o balanço de branco feito incorretamente é desastroso.
Isto leva a você tem que ficar horas a mais trabalhando para corrigir as cores das fotos, uma tarefa que poderia ser evitada com a utilização correta do balanço de branco nas câmeras.

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...