terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cursos Coralis em Curitiba

Novamente os Cursos da Coralis estarão presentes em Curitiba.

Teremos 3 dias de cursos de Colorimtria, Gerenciamento de Cores e Calibração Fotográfica.
Estes cursos acontecerão nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2011, no estúdio do Brasílio Wille.

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Visite a newsletter sobre o curso no endereço abaixo:
http://www.coralis.com.br/cursos/Newsletter_Cursos_Curitiba_11.html


Não perca esta oportunidade de ter um treinamento de nível profissional na sua cidade, sem ter que viajar e ter gastos com passagens, diárias de hotel, táxi, etc.

Não perca esta chance!

Faça sua inscrição agora mesmo em 3x no cartão de crédito.

Sheila Moura
11 2915-0544
sheila@coralis.com.br

Calibração de monitores - Photoshop x Windows

Por hoje a última dúvida do Ricardo...
Depois responderei as outras.

O maior problema das calibrações de monitores é que os usuários pensam ser um processo de etapa única.
Ou seja, um vez com o Eye-One comprado e instalado, basta rodar o software, fazer as leituras e voilà. Está pronto.

Então começam a reclamar de que as cores não estão corretas.

Calibração de monitores como processo com duas etapas
Eu sempre digo que a calibração (e caracterização) do monitor passa por duas etapas muito distintas. E as duas tem a mesma importância.
Primeira etapa: Calibração (calibração + caracterização)
Segunda etapa: Configuração dos softwares.

A primeira etapa é realizada para dizer ao sistema operacional como o seu monitor reproduz cores, permitindo que ele mostre na tela a cor correta. E a cor correta é ditada pela configuração dos programas.

A segunda é justamente a configuração dos programas.
Esta etapa diz ao software quais as cores "corretas" a serem mostradas no monitor.
Então se a configuração estiver errada, então de nada adiantará calibrar corretamente o monitor.
Não adianta olhar para a tela e ver a imagem configurada em Adobe RGB para mandar para um laboratório fotográfico que usa sRGB.
Não adianta olhar para a tela e ver o resultado de impressão segundo um padrão americano de tintas como o SWOP e mandar imprimir na gráfica com com escala europa (utiliada no Brasil).

Photoshop x Windows x Corel x Outros Programas
O grande problema da diferença de cores entre os softwares é a diferença entre as configurações.

Então o primeiro passo é utilizar a mesma configuração de ICCs em cada um dos programas.
Se não estiver assim, sempre dará diferenças.

Quanto ao Windows ele não pode definir diferentes ICCs para visualizar na tela como o Photoshop permite através do Proof Color/Proof Setup.
O Windows ainda tem uma deficiência em mostrar imagens em CMYK, que ficam distorcidas.

Configurar? Que coisa chata!
É verdade que muitos pensam assim.
Quando a configuração não veio para dificultar, mas sim para ajudar.

Imagine que você esteja trabalhando em um material que será impresso em revista, jornal e lona.
Você poderá controlar visualmente no seu monitor. Sem ter que sair do lugar, o que cada uma destas tecnologias de impressão lhe drão como resultado.
Você será capaz de comparar uma ao lado da outra, corrigir falhas e até mesmo otimizar os resultados antes mesmo que occora um erro e você tenha que pagar por ele, ou gastar horas de re-trabaho ou ainda tendo que administrar o problema criado, por isso, configure!

Precisão
É importante lembrar ainda que existem diferentes níveis de precisão entre os programas.
A Adobe vem investindo na precisão de cores desde que o Photoshop foi lançado no século passado.
Outras empresas, como a Corel está começando a investir agora em cores e ainda não atingiu o mesmo patamar.

Softwares para soft-proof
Não se engane.
Para visualizar cores, é necessário que você use programas com recursos específicos para este fim.
Não caia na armadilha de que qualquer software fará a conversão de cores ou simulação em tela corretamente.

Os programas que gerenciam cores efetivamente, são profissionais e tem um custo.
Até mesmo o Acrobat Reader não é capaz de usar o gerenciamento de cores. Apenas nas versões pagas é possível configurá-lo para tal tarefa.

Mas conseguimos aproximar muito os resultados das cores entre os programas seguindo as dicas acima.

Se você ainda ficou com dúvidas, por favor escreva um comentário.

Calibração de monitores - White Point

Outra dúvida do Ricardo...

Na calibração dos monitores é necessária a definição do branco do monitor.
Esta definição é muito importante para definir qual a sua cor.
Ela é definida pela temperatura de cor, medida em graus Kelvin.

Qual a temperatura de cor?
Quando se utiliza uma temperatura de cor mais baixa, como 3.000ºK a luz fica avermelhada e também o branco no monitor.
4.000ºK tem uma aparência amarelada.
5.000ºK é a temperatura de cor mais neutra que existe e por isso é o padrão de lâmpadas para visualização de impressos, de acordo com a ISO 3664 e com a CIE.
6.500ºK começa a ficar mais azulada e nos passa a sensação de mais limpa, devido ao azul que tem uma força maior neste iluminante. Este é o padrão definido pelo sRGB.
9.300ºK é o que chamamos de sem calibração e muito mais azulada.

Regras básicas para escolha
A regra básica para definição da temperatura de cor no monitor é a seguinte.
Se estiver usando uma cabine de luz profissional para comparação entre monitor e impresso, use 5.000ºK.
Para isso tenha certeza de que a sua cabine possua este tipo de lâmpada. Se ela tiver o "dimmer" será muito melhor ainda.

Se estiver usando uma luz qualquer no seu ambiente escolha 6.500ºK, ou sRGB no seu monitor.

Importante
É importante lembrar que estes valores devem ser configurados diretamente no monitor, em seu menu. Normalmente encontramos estes valores em "RGB Colors" ou "White Point".

Laptop ou Apple Cinema Display
Se o seu monitor for de um laptop ou não possui este tipo de ajuste, escolha a opção "Nativa".
Pois nestes casos, se você escolher entre uma das duas opções os cinzas do seu monitor poderão ficar com "color cast"ou invasão de cores". Deixando-os mais amagentados, esverdeados, etc.

Cuidados com monitores baratos
Muito monitores permitem o ajustem nos canais RGB, separadamente, e alguns softwares de calibração também tem esta opção.
Mas cuidado com monitores mais simples, pois este tipo de calibração pode dar resultados muito ruins em monitores que não consigam controlar estes ajustes de forma eficiente.
Se você tentar e der errado, escolha uma das opções do monitor (5.000 ou 6.500) que os resultados certamente serão melhores.

Calibração de monitores - Luminância

A pergunta é do Ricardo Evangelista que acompanha o blog e vou aproveitar para sanar a dúvida de muitos.

Quando se escolhe a luminância na calibração de monitor, se está escolhendo a quantidade de brilho que o monitor terá.
As recomendações para monitores CRT é de 90, para laptop (sempre conectado na força para fazer a calibração) 100 e para LCD 120.
Estas recomendações são genéricas. Isto por que quando você calibra uma série de monitores para igualá-los, a recomendação é de utilizar o menor valor encontrado entre os diversos monitores, assim evitando que eles fiquem diferentes uns dos outros. É claro que não podemos deixar de levar em consideráCào de valores muito abaixo destes recomendados, devem ser descartados e os monitores substituídos. Calma. Eles ainda servirão em outras posições dentro da empresa, mas não para análise de cores.

A ISO recomenda sempre a espera de 2 horas com o monitor ligado para iniciar a calibração. Este tempo é sugerido para que o monitor aqueça e possa estar estável para as medições. No caso dos monitores LED, a espera pode ser menor devido as características da lâmpada, mas ainda não temos nada definido quanto a isto, portanto, eu continuo a recomendar 2 horas independente de tecnologia.

A ISO recomenda o uso de luminância em 160cd/m2.
Nos monitores LED, que possuem uma luminância de 300 a 450cd/m2 é necessário reduzir para evitar o excesso de brilho.

Este excesso de brilho atrapalha nossa avaliação das cores e é nocivo aos nossos olhos.

Quando se usa uma cabine de luz com "dimmer"que permite controlar a quantidade de luz sobre o impresso, fica fácil realizar o soft-proof, pois basta ajustar a cabine para que a quantidade de luz do monitor e do impresso fiquem equivalentes.
Quando não se usa, é comum o soft-proof não ficar tão próximo, pois a luz do ambiente que é variável (na tempertura de cor, IRC - precisão, e quantidade) altera a sua visualização do impresso.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Usar Colorímetro ou Espectrofotômetro para calibrar monitores?

As dúvidas são muitas na hora de escolher um modelo correto para calibrar o monitor e/ou a impressora.
No mercado temos algumas opções.
A X-Rite, por exemplo acabou criando 3 soluções que podem atender diferentes segmentos de mercado.

Calibração de monitor - Solução mais barata
    Para aqueles que precisam apenas calibrar os monitores, temos duas opções disponíveis.
    O Eye-One Display 2, que é um colorímetro recomendado inclusive pelos fabricantes de monitores profissionais e que foi descontinuado neste ano pela X-Rite para lançamento de um modelo mais novo e com mais recursos. Este equipamento é hoje a melhor relação custo-benefício do mercado. Custa R$ 399,00 em 3x no cartão de crédito e o frete é grátis. Com ele não existem mais motivos para não ter um monitor descalibrado na empresa. Este colorímetro faz a calibração de monitores em Windows e Mac (a versão do software para Lion está prometida para sair e está em versão beta, ou seja, a qualquer momento deve ser lançada).

    O Eye-One Display Pro, é a nova geração do colorímetro da X-Rite.
    Ele possui algumas características que já mencionei no Twitter. Como abertura maior para leitura, filtros mais precisos e mais próximos ao resultado da visão humana, etc. Ele é excelente e será o equipamento que ficará em linha por muito tempo.


Calibração de monitor, impressoras e projetor - Solução intermediária
Para calibração de impressoras é necessário um espectrofotômetro para a leitura dos impressos que criarão os ICCs.
Neste caso temos duas soluções.
    ColorMunki Photo
    Esta é uma solução criada para fotógrafos. Talhada para suas necessidades. Calibra monitores, sua impressora para ter uma prova do trabalho realizado e a calibração do projetor multimídia para poder fazer uma apresentação sem ter que explicar que aquela cor é um vermelho ou que o cinza não está esverdeado. Outras grandes vantagens do ColorMunki é a possibilidade de realizar leituras de amostras de cores de papéis, tecidos, objetos, etc e transformá-las em RGB ou CMYK de acordo com o ICC escolhido, permitindo ganhar precisão na captura de cores. Esta é uma ferramenta muito utilizada na área fotográfica/têxtil para reprodução das cores das roupas de uma coleção em uma impressão de catálogos. Assim o fotógrafo pode medir o tecido e aplicar a cor diretamente no Photoshop, fazendo com que o trabalho de manipulação de cores para esta cor crítica seja o mais preciso possível. Mas para que isto funcione bem , use o perfil ICC da gráfica que fará a impressão.

Calibração de monitor, impressoras e projetor - Solução profissional

    A linha de espectrofotômetros Eye-One permite a escolha entre os mais diversos mercados.
    São 3 opções com o Eye-One Pro. Ele é o espectrofotômetro mais vendido no mundo para uso em fotografia, impressão (impressão em grandes formatos, gráficas rápidas, graficas convencionais, etc), impressão fine-art. Ele é mais flexível do qiue o ColorMunki e também pode fazer a leitura de até 6.000 cores com o software i1Publish. Ele permite uma interface com RIP's de todos os tipos (impressão de grandes formatos, prova contratual, etc). Pode utilizar filtro UV ou não de acordo com a necessidade do cliente.
    São 3 pacotes diferentes.
    i1 Basic
    Permite a calibração do monitor, com módulos básico e avançado, além de recursos avançados como Controle de Qualidade e uniformidade do monitor.
    i1 Photo
    Permite o mesmo que o Basic, mas com a possibilidade de criar ICCs para impressoras RGB.
    i1 Puplish Pro
    Permite o mesmo que o Photo, mas com a possibilidade de criar ICCs para impressoras CMYK, linearização, controle de qualidade de impressoras, certificação de impressões usando tarjas FOGRA e IDEAlliance).
    i1Publish - somente o software
    É a opção certa para quem já possui um espectrofotômetro Eye-One e deseja atualizar o software i1Match para a nova versão, com diferentes funções e mais precisa.


Leia mais no tópico: Colorímetros x Espectrofotômetros

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...