quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Curso de Controle do Fluxo Digital da Cor


        Os profissionais tem uma grande dificuldade de fazer com que o fluxo da cor aconteça de maneira simples. O Gerenciamento de Cores apareceu como a solução para os nossos problemas, mas ele é na verdade um grande quebra-cabeça, que funciona apenas quando as peças estão montadas corretamente. Este é o intuito deste curso, falarmos sobre como juntar as peças e ter o resultado esperado.
        Neste curso abordaremos cada uma das etapas do processo. Começando pela captura (fotografia), passando para o criador e este passando para a produção.
        Na captura mostraremos a importância da captura de forma precisa e como transmitir esta informação para a etapa seguinte com segurança.
O criador ou editor dos trabalhos deve saber como utilizar as informações passadas e trabalhar com elas corretamente.
        A produção deve então procurar uma maneira de reproduzir o material atendendo as expectativas do cliente. Ele quer precisão de cores, reprodução de detalhes como em uma foto para eventos ou ainda ele precisa de cores mais vivas, mais saturadas. Tudo isto desenbocando no workflow a ser usado na gráfica, com suas opções de conversões de cores e com o conhecimento para realizá-las.
Como a produção deve agir em cada uma das situações?
        O fluxo de trabalho deve ser RGB ou CMYK, qual a precisão necessária para calibrar meus monitores

        O curso de Controle do Fluxo Digital da Cor para profissionais que precisam interagir com outras áreas, como: fotógrafos, diretores de arte, profissionais de estúdio que finalizam materiais para fornecedores (gráficas, jornais, sinalização, fotografia, gráficas rápidas, etc), área de pré-impressão, produtores gráficos. O participante aprenderá como controlar todo o seu fluxo de trabalho digital.

Características do curso nas cidades no Brasil (exceto São Paulo capital)
            • Palestras expositivas com 50% de teoria e 50% de prática (tempo aproximado que pode variar de acordo com o público e suas necessidades).         • A prática será feita pelos participantes voluntários/escolhidos na platéia no equipamento disponível para a palestra.         • Alunos que levarem seus laptops poderão acompanhar a palestra através dos slides em formato PDF e a utilização de seus equipamentos para repetir os exercícios.         • A Coralis busca sempre locais que possam atender com números suficiente de participantes com folga para evitar superlotação. Os espaços normalmente dispõe de cadeira com braço para escrever e/ou apoiar equipamentos.         • Os mesmos cursos quando realizados no Centro de Tecnologia em São Paulo possuem estrutura de 6 computadores com equipamentos individuais (espectrofotômetro ou calibrador de monitor), impressoras, amostras físicas das mais diversas origens e uma prática para o aluno muito mais efetiva.
Equipamentos utilizados:
    • Espectrofotômetros semi-automáticos • Software RIP profissional

Docente:
    Marcelo Copetti, especialista em controle de cores e processos gráficos para gerenciamento de cores. Atualmente é consultor para Gerenciamento de Cores e Controle de Qualidade e Formulação de Tintas da Coralis. Escreve como colaborador da Revista Desktop desde 2006 e no seu blog (www.marcelocopetti.com.br) desde 2009 e conferencista do Photoshop Conference em todas as suas edições. Analista de Sistemas trabalha a mais de quinze anos no ramo gráfico (offset, flexo, rotogravura, jornais, etc) e onze anos como especialista em cores.

Conteúdo:
        • O que é um fluxo de trabalho?
        • Qual o objetivo primordial no fluxo de trabalho?
        • RGB ou CMYK, qual o melhor fluxo?
                • RGB, suas vantagens e desvantagens
                • CMYK, suas vantagens e desvantagens
        • Etapas do Fluxo de trabalho
                • Captura
                • Criação e Edição
                • Produção
        • O que é importante em cada etapa?
                • Captura
                        • Calibração das imagens capturadas
                        • Igualando resultados de diferentes câmeras
                        • Informando o resultado de cor para o processo com o ICC embutido.
                • Criação e edição
                        • Calibração do monitor
                        • Configuração dos aplicativos
                        • Informação do resultado de cor para o processo com o ICC embutido
                        • Usar RGB ou CMYK?
                        • Importância da ISO 12.647 na produção gráfica.
                • Produção
                        • Calibração de todo o sistema.
                        • O que a falta de calibração pode acarretar?
                                • Trasnfer sublimático
                                • Gráfica
                                • Sign
                                • Minilab
                • Tomadas de decisão para impressão
                        • Precisão x Detalhes x Cores Vivas
        • Como interagir entre os processos?
                • O que eu quero como resultado? Cor ou Valor CMYK?
                • Como eu comunico a Cor?
                        • CMYK x Pantone x Lab
                        • Vantagens e desvantagens de cada um.
                        • O que é o Lab?
        • Como eu comunico a cor entre os processos?
                • Informar Pantone ou CMYK
                • Informar ICC
        • Como eu converto as cores?
                • Perceptual – para fotógrafos
                • Colorimétrico (Absoluto e Relativo) para precisão
                • Black Point Compensation, usar ou não?
        • Quais as armadilhas no processo?
                • Eu reduzi a cor. Posso recuperá-la?
                • Se eu converti errado, posso desfazer o erro?
                • O meu aplicativo converte bem as cores?
                • Como converter as cores igualmente dentro de aplicativos diferentes?

Local:
    Os cursos são ministrados em auditórios de hotéis ou instituições em cada cidade: O local será sempre informado através das newsletters.
Datas e horário:
    Das 09h00 às 18h00 horas com 1 hora de almoço. Carga horária: 8 horas
O que é fornecido:

            • Material a ser feito o download antes do curso para acompanhamento através de laptops e equipamentos levados pelo participante.         • Material didático DIGITAL a ser recebido através de download por internet após a realização do curso.         • Material para anotações durante o curso.         • Certificado Digital de conclusão do curso que poderá ser impresso

Um comentário:

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...