terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O tempo não pára no mundo do ICC - ICC versão 5

Estamos agora nos acostumando com a versão 4 dos ICC e a maioria dos softwares estão utilizando-o e o ICC (Internacional Color Consortium) está estudando o próximo passo a frente.
Uma versão 5 do ICC, pelo menos é assim que estão chamando internamente o projeto.
O objetivo é trazer melhorias significativas. Não se está buscando uma melhroia sutil que motivasse a ser lançada uma versã0 4.xx.
O que se está buscando é um passo adiante no Gerenciamento de Cores até o final de 2012.

Principal objetivo - D50 ou não
    O principal objetivo deste projeto é ir além de um sistema criado para funcionar com a colorimetria do iluminante D50 e do observador padrão de 2˚ (CIE 1931).

Compatibilidade
    A compatibilidade é um dos pontos importantes para o prjeto. Os CMM (máquinas de software que realizam as conversões de cores) na sua versão 5 serão compatíveis com ICCs nas versões 2 e 4. Mas os ICCs na versão 5 não terão o objetivo de serem entendidos e processados pelos CMM criados para as versões 2 e 4.

Mudanças previstas
    As mudanças previstas serão definidas pelo ICC Labs, e eles estão abertos a sugestões de fabricantes e usuários. Algumas das principais mudanças definidas até agora são:

Profile Connection Space
    O PCS (Profile Connection Space) v5 não utilizará o D50 como único padrão colorimétrico. Pois até agora sempre se acreditou que ele fosse necessário para manter a interoperabilidade e evitar ambiguidade nas transformações de cores. Assim o v5 trará flexibidade na escolha do iluminante e observador padrão, que até agora era utilizado o CIE 1931 - 2˚. A descrição de cores feita hoje em LAB poderá também ser descrita através da curva espectral da cor. Assim como escrevi na Desktop, a cor não pode ser descrita apenas através de um valor em LAB ou curva espectral, e nesta versão 5 eles permitirão o suporte ao processamento da aparência da cor, facilitando inclusive o armazenamento de características da cor no perfil v5.

Mais funcionalidades suportadas pelos CMM
    Com a maior quantidade de informações armazenadas no ICC o suporte a transformação de um CMM dinâmico ou inteligente deverá incluir: - Uso de curvas espectrais - Uma nova descrição do gamut e seus limites - Medições de cores em formato CxF (escrevi no meu artigo da Desktop sobre este formato) - Uma nova codificação de nome dando suporte a tintas

Transformações programáveis serão suportadas (codificação direta de determinados modelos de dispositivos), com operadores funcionais, avaliação condicional, variáveis persistentes e operações vetorizadas para melhora da performance.
Estas funcionadades extendidas serão colocadas através de codificação de dados obedecendo a uma hierarquia, par que estes dados adicionados depois possam ser interpretados sem alterações no decodificador de etiquetas (tags) do ICC.

O Gerenciamento de Cores tem vivido dias de grande transformação.
Depois de alguns anos com a tecnologia sendo considerada madura, estamos presenciando novos estudos para caminhos que ainda não tínhamos imaginado.

Assim podemos crer que o Gerenciamento de Cores não está parado e temos que continuar estudando e aprimorando para chegarmos cada vez mais longe.

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...