quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Color Munki e i1 Pro - qual usar?

Quando falamos de opções de calibração de monitores e de impressoras temos diferentes soluções.
Colorímetros:
O colorímetro Eye-One Display 2 calibra monitores CRT e LCD. O Eye-One Display Pro
    calibra CRT, LCD e LED.

Espectrofotômetros
    O Colormunki é um espectrofotômetro assim como o Eye-One Pro. Como espectrofotômetros eles não tem a limitação dos colorímetros em relação as diferentes tecnologias de monitor. Então eles podem calibrar quaisquer tipos de monitores atuais ou que venham a surgir. Fora isso, os espectrofotômetros são mais precisos que os colorímetros (mas os colorímetros podem realizar seu trabalho com maestria, a maior precisão nem sempre é perceptível a olho nu). Outro detalhe é que o Colormunki realiza a calibração também da impressora, o que permite realizar a comparação entre prova e monitor com sucesso, assim como o Eye-One Pro.
Comparação entre ColorMunki e Eye-One Pro
Neste caso o Eye-One Pro é mais versátil e com mais recursos. Por exemplo, ele cria o ICC a partir de 1 target apenas, enquanto o Colormunki precisa de 2. O i1 Pro pode ler amostras de cores pequenas, o Colormunki grandes, o i1 Pro pode ser usado com RIP's e o ColorMunki não.

A precisão entre os dois é a mesma, o que mudam são as opções.

Uma opção muito interessante no color Munki é a possibilidade de criar paletas de cores a partir de medições feitas pelo usuário e convertê-as para sRGB ou CMYK, permitindo uma maior precisão na reprodução de cores de vários processos produtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...