terça-feira, 20 de março de 2012

Iluminação correta? Como verificar facilmente?

Nós temos um desafio constante no Gerenciamento de Cores.

A Iluminação.

É ela que nos leva a ter problemas com a cor em diferentes ambientes e situações.
Já falei muito sobre este tema. Recentemente escrevi um artigo na Desktop falando sobre o tema.

Agora a Pantone lança um indicador de luz ambiente fácil e prático. O Pantone D50 Lighting Indicator.
Ele vem em folhas de 40 unidades que permitem rapidamente verificar se a luz em que estamos é adequada para visualização das cores.
Se o ambiente estiver adequado, então ela estará com uma cor apenas, se estiver com a luz errada aparecerão duas cores, como na imagem abaixo:


A cor que enxergamos é resultado da luz que incide sobre o objeto ou impressão.
A imagem abaixo nos mostra justamente isto. Selecionei diversas cores e coloquei-as sob condições diferentes de iluminação, e o que acontece? São diferentes.
Por isso é tão necessário padronizar a luz. D50 é o nosso padrão.


O que eu gostei?
A solução das amostras virem em papel adesivo para serem colados em provas contratuais, ou ainda em qualquer material que você queira que seu cliente ou fornecedor veja adequadamente.
Assim você poderá garantir que ele enxergue as cores corretas sempre que a mostra esteja com apenas uma cor, se estiver dividida você poderá informar que está sendo vista em condições diferentes das que você viu e portanto mudanças nas cores acontecerão.

Estas ferramentas simples e eficazes são as que nos ajudam realmente no dia-a-dia para poder solucionar problemas práticos e seguir produzindo sem deixar que os problemas nos atrapalhem.

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...