quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atualização i1 Profiler 1.3 e os novos recursos

Uma nova atualização do i1 Profiler está disponível.

A X-Rite tem lançado novas atualizações deste software regularmente.
Inclusive ela parece realmente estar ouvindo aos anceios dos usuários.

Novos caminhos e ferramentas
    Como o i1 Profiler é uma solução nova para criação de ICCs para monitores, impressoras e projetores multimídia e teve seu mecanismo de criação alterado (não é o mesmo do Monaco Profiler, nem Profile Maker e i1 Match que usam o mesmo) e com resultados visivelmente superiores. Ele é chamado de Prisma. A X-Rite vem então recriando as ferramentas. É isso mesmo, eles estão reescrevendo os códigos para obter sempre os melhores resultados. Isto explica o motivo do novo i1 Profiler não possuir todas as ferramentas do Monaco Profiler, i1 Match e Profile Maker juntos, como todos desejávamos. É com felicidade que vejo que a X-Rite tomou uma posição contrária aos usuários e está nos trazendo estes recursos de volta, aprimorados. O que é mais importante.

Novos recursos
    Os novos recursos poderão não estar disponíveis para todos. Com o lançamento do i1 Pro 2, e com sua nova arquitetura para uso de 2 lâmpadas (duas fontes de luz diferentes) ele poderá usar recursos que não estarão disponíveis para os usuários do i1 Pro.

    Edição do branco branco do papel A edição do ponto branco do papel é um recurso útil em algumas situações, não em todos. Quando se utiliza um papel "branco", durante a medição do target, o osftware irá capturá-lo de forma eficiente. Na verdade ele é muito útil quando o papel não for de cor homogênea, como no caso do recilado que é o caso mais complicado, pois ele possui fibras aleatórias que dependendo de onde a amostra da cor do papel esteja pode ser mais amarelada, mais azulada, mais avermelhada, etc. Nestes casos você poderá alterar o valor Lab do papel para a simulação com o uso do ICC que você está usando.

    Suporte de medição com o modo de iluminação M1 O modo de limunicação M1 foi adicionado para os usuários que posuirem o i1 Pro 2. Na imagem abaixo vemos o i1 Profiler identificado o i1 Pro e mostrando as opções de iluminação disponíveis.

    Melhorias na leituras de targets Os targets do i1 Profiler foram ampliados para permitir maior flexibilidade dos usuários. CGATS - Os targets definidos com o padrão CGATS facilitando a leitura de targets de outros aplicativos. PROFILEMAKER - O i1 Profiler é capaz de ler targets criados anteriormente com o ProfileMaker, um pedido muito presente dos novos usuários. LINHAS E COLUNAS - Agora é possível realizar a leitura de targets especificando a quantidade de linhas e colunas.

    CMYK+n Vários usuários fizeram relatos sobre o uso do software para criação de ICC com mais de 4 cores. Estes usuários foram ouvidos e diversas melhorias internas foram feitas para atendê-los.

Como atualizar?
    Há duas formas de atualizar o i1 Profiler. Primeira - Ligando a atualização automática no próprio i1 Profiler.
    Segunda - Fazer o download do instalador através do link abaixo e instalar manualmente. Link para download

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Novas configurações para Color Settings e Color Proof para Creative Suite - New settings for Color Settings and Color Proot for Creative Suite


As configurações do Color Settings e de Color Proof para a família Creative Suite da Adobe permite configurar rapidamente para conversão de cores e simulação de cores no monitor.

Estas configurações foram mostradas no Photoshop Conference 2012 e são as sugestões atuais utilizando os ICCs Fogra utilizados pelo Photoshop e os outros aplicativos.
These settings were showed in Photoshop Conference 2012 (São Paulo - Brazil) and they are my actual suggestions using Fogra ICC used by Photoshop and other applications.

ISO 12.647-2 Papel tipo 1 e 2 Couche BRILHO (Liso) e FOSCO
Paper type 1 and 2
Caracterização de acordo com Fogra 39
Total de tinta: 330% - Total de tinta preta: 95%
Nome do ICC: CoatedFOGRA39.icc

ISO 12.647-2 Papel tipo 4 Sulfite (Offset)
Paper type 4
Caracterização de acordo com Fogra 47
Total de tinta: 300% - Total de tinta preta: 98%
Nome do ICC: PSO_Uncoated_ISO12647_ eci.icc

ISO 12.647-3 Papel Jornal
Newspaper
Caracterização de acordo com Fogra 42
Total de tinta: 300% - Total de tinta preta: 98%
Nome do ICC: ISOnewspaper26v4.icc

Diferentes opções para geração de preto
Different options to black generation
    Estas são diferentes opções de geração de preto para Fogra 39 (impressão offset em papel couché brilho e fosco).
    These are different options of black generation with Fogra 39 (print conditions with paper type 1 and 2)
    Preto Total Separação de cores com mais carga no preto e menos carga nas cores CMY. Nome do ICC: FOGRA39L i1P Preto Total.icc Total Black - Color separation with more black and less color CMY.
    Preto Médio Separação de cores com carga média no preto. Nome do ICC: FOGRA39L i1P Preto Med BS 00.icc Medium Black - Color separation with medium black.
    Preto Mínimo Separação de cores com menos carga no preto (preto esquelético) e mais carga nas cores CMY. Nome do ICC: FOGRA39L i1P Preto Min BS 00.icc Minimum Black - Skeleton Black - Color separation with less black and more color CMY.

Onde copiar os arquivos.
Where to copy the files
    ICCs: Mac OS X
      Inglês: HD:Library:ColorSync:Profiles Português: HD:Biblioteca:ColorSync:Profiles
    Windows
      C:\Windows\System32\Spool\Drivers\Color Configurações para família Adobe:
Configurações Adobe para Color Settings
    Mac OS X
      Inglês: HD:Users::Library:Application Support:Adobe:Color:Settings Português: HD:Usuários::Biblioteca:Application Support:Adobe:Color:Settings Configurações Adobe para Proof Color Inglês: HD:Users::Library:Application Support:Adobe:Color:Proofing Português: HD:Usuários::Biblioteca:Application Support:Adobe:Color:Proofing
    Windows
      Configurações Adobe para Color Settings C:\Documents and Settings\\Dados de aplicativos\Adobe\Color\Settings Configurações Adobe para Proof Color C:\Documents and Settings\\Dados de aplicativos\Adobe\Color\Proofing CUIDADO: Esta pasta está oculta no Windows. É necessário que você possa ver os arquivos ocultos.

Link para Download

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Eye-One Pro 2 A revolução na indústria gráfica

A X-Rite tem nos brindado com soluções que vão além das nossas expectativas.
No ano passado tivemos o i1 Profiler e o i1 Display Pro.
Soluções muito além do que esperávamos receber.
Há muito tempo esperávamos por novidades no Gerenciamento de Cores e a X-Rite mostrou o motivo de sua liderança no mercado.




Eye-One Pro 2
O Eye-One Pro 2 possui uma infinidade de recursos novos.
Vou explorar vários deles neste post e mais tarde colocarei outros.

Usar Filtro UV ou não Usar? Modos de Iluminação
No meu ponto de vista, talvez este seja o recurso mais importante do novo instrumento.
Sempre tivemos que lidar com situações de termos dois equipamentos diferentes para situações diferentes.
Fabricantes, especialistas, revistas, cada um dava a sua interpretação.
Muitos clientes ficávam perguntando qual o equipamento usar.
Eu mesmo já tive situações de clientes mal intruídos no momento da compra e terem sérios problemas.

Mas a boa notícia é que isto é passado.

O novo i1 Pro 2 possui 3 modos de iluminação que vão cobrir diversas situações.
Basicamente, teremos:
M0 - Modo de iluminação com lâmpada de tungstênio. Igual ao i1 Pro.
M1 - Modo de iluminação é a iluminação com o padrão D50.
M2 - Modo de iluminação com a luz ultra-violeta excluída.

Vou detalhar estes modos de iluminação em um artigo da Desktop que saíra logo após o artigo sobre o i1 Pro 2.

Certificação ISO 12.647 ou Sinalização
Normalmente estas duas áreas de uso do equipamento estiveram em situações diametralmente opostas por uma série de situações.
Elas poderão agora usar o mesmo equipamento, o i1 Pro 2. Com seus diferents modos de iluminação não haverá mais problemas com software RIPs que não reconhecem a ação do branqueador ótico e fazem com que tudo fique amarelado.

Ponto para a sinalização...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comparação entre Monitor, Impresso e Captura de Imagens

A comparação aconteceu no curso "Gerenciamento de Cores em Artes Gráficas" de Vitória/ES.

O instituto FITT conseguiu montar uma estrutura excelente para o treinamento. O que acabou dando aos alunos uma experiência única. Todos os comentários foram positivos e que o curso solucionou muitas dúvidas sobre "Gerenciamento de Cores em Artes Gráficas".
Tivemos uma impressora de prova Epson 7800 e um monitor para avaliarmos.
Eu levei uma cabine de luz GTI PDV-2e/D com Dimmer e foi um sucesso. Fizemos a calibração do monitor e da impresora com o RIP EFI ColorProof XF.

O resultado ficou tão bom que comparamos a foto impressa com o monitor, e com o próprio Color Checker Passport e o resultado surpreendeu a todos.



Duas situações principais durante este curso foram reafirmadas.
    Primeira: O monitor mais barato para usar como SoftProof tem muitas limitações. Observe na foto que o reflexo da lâmpada na tela (acabamento glossy) atrapalha qualquer análise mais paurada. Assim continuo a defender que monitores para análise de cores deve ter caracetrísticas básicas das quais não podemos abrir mão:
    · Uniformidade de cores na tela.
    · Precisão nos resultados.
    · Acabamento anti-reflexivo.
    Segunda: O uso do ColorChecker Passport para balanço de brancos da câmera digital e criação do perfil DNG para correção de cores trazem resultados excelentes para quem precisa de precisão de cores na captura.

Color Checker Passport e o Curso Cores Precisas na Fotografia Digital
    A foto utilizada para avaliação foi realizada no Estúdio Brasílio Wille em Curitiba para utilização em cursos durante o ano de 2012 e para a criação de materiais didáticos. Para esta foto realizamos o processo que ensinamos em nossos cursos de Cores Precisas na Fotografia e Calibração Fotográfica de A a Z. Fizemos o balanço de branco da maneira correta, utilizando o ColorChecker Passport e depois criamos o perfil DNG para dar precisão as cores fotografadas. Durante um treinamento em Curitiba, no estúdio, realizamos fotos com produtos comésticos para avaliação dos alunos e os resultados foram surpreendentes quando comparamos o produto físico com a foto no monitor calibrado.
PRECISÃO DA CAPTURA COMPROVADA EM OUTRO AMBIENTE
    O resultado impresso em Vitória nos mostrou que podemos atingir uma precisão de cores muito elevada e de forma bastante simples. Ao utilizar a foto em um ambiente diferente, com impressora e software RIP para controle da prova repetimos o resultado com sucesso. Esta segurança nos resultados traz maior produtividade ao fotógrafo e segurança nos resultados do seu material.

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...