segunda-feira, 2 de abril de 2012

Comparação entre Monitor, Impresso e Captura de Imagens

A comparação aconteceu no curso "Gerenciamento de Cores em Artes Gráficas" de Vitória/ES.

O instituto FITT conseguiu montar uma estrutura excelente para o treinamento. O que acabou dando aos alunos uma experiência única. Todos os comentários foram positivos e que o curso solucionou muitas dúvidas sobre "Gerenciamento de Cores em Artes Gráficas".
Tivemos uma impressora de prova Epson 7800 e um monitor para avaliarmos.
Eu levei uma cabine de luz GTI PDV-2e/D com Dimmer e foi um sucesso. Fizemos a calibração do monitor e da impresora com o RIP EFI ColorProof XF.

O resultado ficou tão bom que comparamos a foto impressa com o monitor, e com o próprio Color Checker Passport e o resultado surpreendeu a todos.



Duas situações principais durante este curso foram reafirmadas.
    Primeira: O monitor mais barato para usar como SoftProof tem muitas limitações. Observe na foto que o reflexo da lâmpada na tela (acabamento glossy) atrapalha qualquer análise mais paurada. Assim continuo a defender que monitores para análise de cores deve ter caracetrísticas básicas das quais não podemos abrir mão:
    · Uniformidade de cores na tela.
    · Precisão nos resultados.
    · Acabamento anti-reflexivo.
    Segunda: O uso do ColorChecker Passport para balanço de brancos da câmera digital e criação do perfil DNG para correção de cores trazem resultados excelentes para quem precisa de precisão de cores na captura.

Color Checker Passport e o Curso Cores Precisas na Fotografia Digital
    A foto utilizada para avaliação foi realizada no Estúdio Brasílio Wille em Curitiba para utilização em cursos durante o ano de 2012 e para a criação de materiais didáticos. Para esta foto realizamos o processo que ensinamos em nossos cursos de Cores Precisas na Fotografia e Calibração Fotográfica de A a Z. Fizemos o balanço de branco da maneira correta, utilizando o ColorChecker Passport e depois criamos o perfil DNG para dar precisão as cores fotografadas. Durante um treinamento em Curitiba, no estúdio, realizamos fotos com produtos comésticos para avaliação dos alunos e os resultados foram surpreendentes quando comparamos o produto físico com a foto no monitor calibrado.
PRECISÃO DA CAPTURA COMPROVADA EM OUTRO AMBIENTE
    O resultado impresso em Vitória nos mostrou que podemos atingir uma precisão de cores muito elevada e de forma bastante simples. Ao utilizar a foto em um ambiente diferente, com impressora e software RIP para controle da prova repetimos o resultado com sucesso. Esta segurança nos resultados traz maior produtividade ao fotógrafo e segurança nos resultados do seu material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...