terça-feira, 29 de novembro de 2011

Calibração de monitores - Luminância

A pergunta é do Ricardo Evangelista que acompanha o blog e vou aproveitar para sanar a dúvida de muitos.

Quando se escolhe a luminância na calibração de monitor, se está escolhendo a quantidade de brilho que o monitor terá.
As recomendações para monitores CRT é de 90, para laptop (sempre conectado na força para fazer a calibração) 100 e para LCD 120.
Estas recomendações são genéricas. Isto por que quando você calibra uma série de monitores para igualá-los, a recomendação é de utilizar o menor valor encontrado entre os diversos monitores, assim evitando que eles fiquem diferentes uns dos outros. É claro que não podemos deixar de levar em consideráCào de valores muito abaixo destes recomendados, devem ser descartados e os monitores substituídos. Calma. Eles ainda servirão em outras posições dentro da empresa, mas não para análise de cores.

A ISO recomenda sempre a espera de 2 horas com o monitor ligado para iniciar a calibração. Este tempo é sugerido para que o monitor aqueça e possa estar estável para as medições. No caso dos monitores LED, a espera pode ser menor devido as características da lâmpada, mas ainda não temos nada definido quanto a isto, portanto, eu continuo a recomendar 2 horas independente de tecnologia.

A ISO recomenda o uso de luminância em 160cd/m2.
Nos monitores LED, que possuem uma luminância de 300 a 450cd/m2 é necessário reduzir para evitar o excesso de brilho.

Este excesso de brilho atrapalha nossa avaliação das cores e é nocivo aos nossos olhos.

Quando se usa uma cabine de luz com "dimmer"que permite controlar a quantidade de luz sobre o impresso, fica fácil realizar o soft-proof, pois basta ajustar a cabine para que a quantidade de luz do monitor e do impresso fiquem equivalentes.
Quando não se usa, é comum o soft-proof não ficar tão próximo, pois a luz do ambiente que é variável (na tempertura de cor, IRC - precisão, e quantidade) altera a sua visualização do impresso.

Um comentário:

  1. Marcelo, primeiramente obrigado pelo comentário e a resposta tão rápida a minha duvida, show de bola!
    Gostaria de aproveitar o espaço pra tirar mais algumas duvidas referente ao programa que usamos em conjunto com o calibrador que tenho que é o i1Display Pro.

    Quando vou calibrar tem uma pergunta assim:

    Luminante CIE D50, 55, 65 ... não sei qual deixar.

    Tem também a função Flare Correct (medir e ajustar quanto à cintilação) deixo essa função marcada? e pra que serve isso?

    e as duas últimas duvidas são, no controle inteligente de luz ambiente, deixo marcado e pra isso tenho que deixar o aparelho sempre ligado na usb e próximo do monitor pra ele fazer a medição? É bom deixar ou não?

    Após calibração, apenas as imagens visualizadas no photoshop ficam perfeitas, a visualização do windows ou outro visualizador de foto qualquer ficam escuras demais. O que pode ser?

    E por fim, antes de calibrar o monitor com o 1iDisplay Pro devo colocar o brilho e contraste em quanto no meu monitor?

    Uso um monitor Dell UltraSharp u2410 com a viseira que também comprei na Coralis.

    Agradeço muito sua ajuda que pra mim será de grande valia. Pois estou iniciando neste mundo de calibração, nunca tive um desses.

    Sou fotografo e uso o monitor apenas para tratamento de fotos.

    Forte abraço e obrigado mais uma vez!
    Ricardo Evangelista.

    ResponderExcluir

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...