Por hoje a última dúvida do Ricardo...
Depois responderei as outras.
O maior problema das calibrações de monitores é que os usuários pensam ser um processo de etapa única.
Ou seja, um vez com o Eye-One comprado e instalado, basta rodar o software, fazer as leituras e voilà. Está pronto.
Então começam a reclamar de que as cores não estão corretas.
Calibração de monitores como processo com duas etapas
Eu sempre digo que a calibração (e caracterização) do monitor passa por duas etapas muito distintas. E as duas tem a mesma importância.
Primeira etapa: Calibração (calibração + caracterização)
Segunda etapa: Configuração dos softwares.
A primeira etapa é realizada para dizer ao sistema operacional como o seu monitor reproduz cores, permitindo que ele mostre na tela a cor correta. E a cor correta é ditada pela configuração dos programas.
A segunda é justamente a configuração dos programas.
Esta etapa diz ao software quais as cores "corretas" a serem mostradas no monitor.
Então se a configuração estiver errada, então de nada adiantará calibrar corretamente o monitor.
Não adianta olhar para a tela e ver a imagem configurada em Adobe RGB para mandar para um laboratório fotográfico que usa sRGB.
Não adianta olhar para a tela e ver o resultado de impressão segundo um padrão americano de tintas como o SWOP e mandar imprimir na gráfica com com escala europa (utiliada no Brasil).
Photoshop x Windows x Corel x Outros Programas
O grande problema da diferença de cores entre os softwares é a diferença entre as configurações.
Então o primeiro passo é utilizar a mesma configuração de ICCs em cada um dos programas.
Se não estiver assim, sempre dará diferenças.
Quanto ao Windows ele não pode definir diferentes ICCs para visualizar na tela como o Photoshop permite através do Proof Color/Proof Setup.
O Windows ainda tem uma deficiência em mostrar imagens em CMYK, que ficam distorcidas.
Configurar? Que coisa chata!
É verdade que muitos pensam assim.
Quando a configuração não veio para dificultar, mas sim para ajudar.
Imagine que você esteja trabalhando em um material que será impresso em revista, jornal e lona.
Você poderá controlar visualmente no seu monitor. Sem ter que sair do lugar, o que cada uma destas tecnologias de impressão lhe drão como resultado.
Você será capaz de comparar uma ao lado da outra, corrigir falhas e até mesmo otimizar os resultados antes mesmo que occora um erro e você tenha que pagar por ele, ou gastar horas de re-trabaho ou ainda tendo que administrar o problema criado, por isso, configure!
Precisão
É importante lembrar ainda que existem diferentes níveis de precisão entre os programas.
A Adobe vem investindo na precisão de cores desde que o Photoshop foi lançado no século passado.
Outras empresas, como a Corel está começando a investir agora em cores e ainda não atingiu o mesmo patamar.
Softwares para soft-proof
Não se engane.
Para visualizar cores, é necessário que você use programas com recursos específicos para este fim.
Não caia na armadilha de que qualquer software fará a conversão de cores ou simulação em tela corretamente.
Os programas que gerenciam cores efetivamente, são profissionais e tem um custo.
Até mesmo o Acrobat Reader não é capaz de usar o gerenciamento de cores. Apenas nas versões pagas é possível configurá-lo para tal tarefa.
Mas conseguimos aproximar muito os resultados das cores entre os programas seguindo as dicas acima.
Se você ainda ficou com dúvidas, por favor escreva um comentário.
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terça-feira, 29 de novembro de 2011
Calibração de monitores - Photoshop x Windows
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Justo o que eu procurava sobre calibração
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