terça-feira, 29 de novembro de 2011

Calibração de monitores - Photoshop x Windows

Por hoje a última dúvida do Ricardo...
Depois responderei as outras.

O maior problema das calibrações de monitores é que os usuários pensam ser um processo de etapa única.
Ou seja, um vez com o Eye-One comprado e instalado, basta rodar o software, fazer as leituras e voilà. Está pronto.

Então começam a reclamar de que as cores não estão corretas.

Calibração de monitores como processo com duas etapas
Eu sempre digo que a calibração (e caracterização) do monitor passa por duas etapas muito distintas. E as duas tem a mesma importância.
Primeira etapa: Calibração (calibração + caracterização)
Segunda etapa: Configuração dos softwares.

A primeira etapa é realizada para dizer ao sistema operacional como o seu monitor reproduz cores, permitindo que ele mostre na tela a cor correta. E a cor correta é ditada pela configuração dos programas.

A segunda é justamente a configuração dos programas.
Esta etapa diz ao software quais as cores "corretas" a serem mostradas no monitor.
Então se a configuração estiver errada, então de nada adiantará calibrar corretamente o monitor.
Não adianta olhar para a tela e ver a imagem configurada em Adobe RGB para mandar para um laboratório fotográfico que usa sRGB.
Não adianta olhar para a tela e ver o resultado de impressão segundo um padrão americano de tintas como o SWOP e mandar imprimir na gráfica com com escala europa (utiliada no Brasil).

Photoshop x Windows x Corel x Outros Programas
O grande problema da diferença de cores entre os softwares é a diferença entre as configurações.

Então o primeiro passo é utilizar a mesma configuração de ICCs em cada um dos programas.
Se não estiver assim, sempre dará diferenças.

Quanto ao Windows ele não pode definir diferentes ICCs para visualizar na tela como o Photoshop permite através do Proof Color/Proof Setup.
O Windows ainda tem uma deficiência em mostrar imagens em CMYK, que ficam distorcidas.

Configurar? Que coisa chata!
É verdade que muitos pensam assim.
Quando a configuração não veio para dificultar, mas sim para ajudar.

Imagine que você esteja trabalhando em um material que será impresso em revista, jornal e lona.
Você poderá controlar visualmente no seu monitor. Sem ter que sair do lugar, o que cada uma destas tecnologias de impressão lhe drão como resultado.
Você será capaz de comparar uma ao lado da outra, corrigir falhas e até mesmo otimizar os resultados antes mesmo que occora um erro e você tenha que pagar por ele, ou gastar horas de re-trabaho ou ainda tendo que administrar o problema criado, por isso, configure!

Precisão
É importante lembrar ainda que existem diferentes níveis de precisão entre os programas.
A Adobe vem investindo na precisão de cores desde que o Photoshop foi lançado no século passado.
Outras empresas, como a Corel está começando a investir agora em cores e ainda não atingiu o mesmo patamar.

Softwares para soft-proof
Não se engane.
Para visualizar cores, é necessário que você use programas com recursos específicos para este fim.
Não caia na armadilha de que qualquer software fará a conversão de cores ou simulação em tela corretamente.

Os programas que gerenciam cores efetivamente, são profissionais e tem um custo.
Até mesmo o Acrobat Reader não é capaz de usar o gerenciamento de cores. Apenas nas versões pagas é possível configurá-lo para tal tarefa.

Mas conseguimos aproximar muito os resultados das cores entre os programas seguindo as dicas acima.

Se você ainda ficou com dúvidas, por favor escreva um comentário.

Um comentário:

O que é Gamut?

Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...