Outra dúvida do Ricardo...
Na calibração dos monitores é necessária a definição do branco do monitor.
Esta definição é muito importante para definir qual a sua cor.
Ela é definida pela temperatura de cor, medida em graus Kelvin.
Qual a temperatura de cor?
Quando se utiliza uma temperatura de cor mais baixa, como 3.000ºK a luz fica avermelhada e também o branco no monitor.
4.000ºK tem uma aparência amarelada.
5.000ºK é a temperatura de cor mais neutra que existe e por isso é o padrão de lâmpadas para visualização de impressos, de acordo com a ISO 3664 e com a CIE.
6.500ºK começa a ficar mais azulada e nos passa a sensação de mais limpa, devido ao azul que tem uma força maior neste iluminante. Este é o padrão definido pelo sRGB.
9.300ºK é o que chamamos de sem calibração e muito mais azulada.
Regras básicas para escolha
A regra básica para definição da temperatura de cor no monitor é a seguinte.
Se estiver usando uma cabine de luz profissional para comparação entre monitor e impresso, use 5.000ºK.
Para isso tenha certeza de que a sua cabine possua este tipo de lâmpada. Se ela tiver o "dimmer" será muito melhor ainda.
Se estiver usando uma luz qualquer no seu ambiente escolha 6.500ºK, ou sRGB no seu monitor.
Importante
É importante lembrar que estes valores devem ser configurados diretamente no monitor, em seu menu. Normalmente encontramos estes valores em "RGB Colors" ou "White Point".
Laptop ou Apple Cinema Display
Se o seu monitor for de um laptop ou não possui este tipo de ajuste, escolha a opção "Nativa".
Pois nestes casos, se você escolher entre uma das duas opções os cinzas do seu monitor poderão ficar com "color cast"ou invasão de cores". Deixando-os mais amagentados, esverdeados, etc.
Cuidados com monitores baratos
Muito monitores permitem o ajustem nos canais RGB, separadamente, e alguns softwares de calibração também tem esta opção.
Mas cuidado com monitores mais simples, pois este tipo de calibração pode dar resultados muito ruins em monitores que não consigam controlar estes ajustes de forma eficiente.
Se você tentar e der errado, escolha uma das opções do monitor (5.000 ou 6.500) que os resultados certamente serão melhores.
2020. O blog com matérias novas e conteúdo atualizado para nossa realidade digital. Vamos falar sobre diversos assuntos atuais e esperamos que os leitores sugiram temas que gostariam de ver. Teremos cursos e palestras em Curitiba, São Paulo e Salvador, em sempre que nossos clientes precisarem, podemos realizar treinamentos in company (dentro da empresa e personalizados)
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Calibração de monitores - White Point
Marcadores:
cabine de luz,
calibrador de monitor,
color cast,
colorímetro,
cores,
CRT,
eye-one,
eye-one display 2,
eye-one display pro,
hood,
i1 Display 2,
i1 Macth,
i1 Profiler,
invasão de cor,
RGB,
viseira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que é Gamut?
Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...
-
Qual a capacidade de cores do seu equipamento? Quanto o assunto é capacidade de reprodução de cores, o termo Gamut volta a baila. Vamo...
-
A uniformidade de cores nos monitores é algo que ainda gera dúvidas e as pessoas não conseguem entender antes de comprar um novo modelo. A ...
-
Colorímetros x Espectrofotômetros Uma questão que muitos clientes vêm questionando e que me chamou atenção. Até onde os colorímetros pode...
Nenhum comentário:
Postar um comentário